Health

Gabinete de Netanyahu vota pelo fechamento dos escritórios da Al Jazeera em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse no domingo que o gabinete de seu governo votou por unanimidade pelo fechamento dos escritórios locais da emissora Al Jazeera, de propriedade do Catar, agravando a rivalidade de longa data de Israel com o canal em um momento em que cnegociações facilitadas com o Hamas – mediados pelo Catar – estão ganhando força.

Segundo comunicado do gabinete de Netanyahu, a decisão entra em vigor imediatamente. Isso poderia incluir o fechamento dos escritórios do canal em Israel, o confisco de equipamentos de transmissão, a prevenção da transmissão das reportagens do canal e o bloqueio de seus sites, entre outras medidas, disse o comunicado.

A mídia israelense disse que a votação permite que Israel bloqueie a operação do canal no país por 45 dias, de acordo com a decisão.

“Os repórteres da Al Jazeera prejudicaram a segurança de Israel e incitaram os soldados”, disse Netanyahu no comunicado. “É hora de remover o porta-voz do Hamas do nosso país”.

Acredita-se que a medida extraordinária seja a primeira vez que Israel fecha um meio de comunicação estrangeiro, embora o seu governo tenha tomado medidas contra repórteres individuais no passado. O comunicado do gabinete de Netanyahu afirma que, ao abrigo de uma lei aprovada no mês passado, o governo pode tomar medidas contra um canal estrangeiro visto como “prejudicando o país”.

FOTO DE ARQUIVO: O logotipo da rede Al-Jazeera com sede no Catar é visto em um de seus escritórios em Jerusalém, em 13 de junho de 2017. Foto tirada em 13 de junho de 2017.

Ronen Zvulun/REUTERS


Não houve comentários imediatos da sede da Al Jazeera na capital do Catar, Doha. Mas vários correspondentes da Al Jazeera foram ao ar para explicar como a decisão afetaria o canal.

Um correspondente da Al Jazeera em seu serviço árabe disse que a ordem afetaria as operações da emissora em Israel e em Jerusalém Oriental, onde tem feito filmagens ao vivo há meses desde o ataque de 7 de outubro que desencadeou a guerra em Gaza.

Isso não afetaria as operações da Al Jazeera nos territórios palestinos, disse o correspondente.

Outro correspondente, do canal inglês da Al Jazeera, disse que a ordem proibia o canal de “manter escritórios ou operá-los” em Israel. Ele disse que os sites da emissora seriam bloqueados, embora ainda estivessem acessíveis na tarde de domingo em Jerusalém.

A decisão ameaça aumentar as tensões com o Qatar numa altura em que o governo de Doha desempenha um papel fundamental nos esforços de mediação para travar a guerra em Gaza, juntamente com o Egipto e os Estados Unidos.

O Qatar tem tido relações tensas com Netanyahu, em particular desde que este fez comentários sugerindo que o Qatar não está a exercer pressão suficiente sobre o Hamas para o levar a ceder nos seus termos para um acordo de trégua. O Catar acolhe líderes do Hamas no exílio.

Os lados parecem estar perto de chegar a um acordo, mas várias rodadas anteriores de negociações terminaram sem acordo.

Pouco depois da decisão do governo, os membros do Gabinete do partido Unidade Nacional criticaram o seu timing, dizendo que “pode ​​sabotar os esforços para finalizar as negociações e decorre de considerações políticas”. O partido disse que, em geral, apoiou a decisão.

Israel tem há muito tempo um relacionamento difícil com a Al Jazeera, acusando-a de parcialidade. As relações sofreram uma grande crise há quase dois anos, quando o correspondente da Al Jazeera, Shireen Abu Akleh, foi morto durante um ataque militar israelita na Cisjordânia ocupada.

Essas relações deterioraram-se ainda mais após a eclosão da guerra de Israel contra o Hamas em 7 de Outubro, quando o grupo militante realizou um ataque transfronteiriço no sul de Israel que matou 1.200 pessoas e fez outras 250 como reféns.

Em Dezembro, um ataque israelita matou um operador de câmara da Al Jazeera enquanto este fazia uma reportagem sobre a guerra no sul de Gaza. O chefe da sucursal do canal em Gaza, Wael Dahdouh, ficou ferido no mesmo ataque.

Em 2017, Israel ameaçou revogar as credenciais de um repórter da Al Jazeera depois que surgiu uma entrevista na qual o repórter expressava apoio à “resistência” palestina.

Uma ordem de proibição de uma emissora é vista como uma medida extraordinária do governo israelense, que permite amplamente que os meios de comunicação operem no país. No entanto, no passado, o governo revogou cartões de imprensa emitidos a correspondentes individuais devido à sua cobertura.

O país tem uma cena mediática local crítica e franca, embora Israel considere alguns meios de comunicação internacionais como tendo preconceitos contra ela.

A Al Jazeera é um dos poucos meios de comunicação internacionais que permaneceu em Gaza durante a guerra, transmitindo cenas sangrentas de ataques aéreos e hospitais superlotados e acusando Israel de massacres. Israel acusa a Al Jazeera de colaborar com o Hamas.

A Al Jazeera, que é financiada pelo governo do Qatar, não respondeu imediatamente a um pedido de comentários da Associated Press.

Embora a operação em inglês da Al Jazeera se assemelhe frequentemente à programação encontrada noutras grandes redes de radiodifusão, o seu braço árabe publica frequentemente declarações textuais em vídeo do Hamas e de outros grupos militantes na região. Da mesma forma, foi alvo de duras críticas dos EUA durante a ocupação do Iraque pelos EUA, depois da sua invasão de 2003 ter derrubado o ditador Saddam Hussein.

A Al Jazeera foi fechada ou bloqueada por outros governos do Médio Oriente. Estes incluem a Arábia Saudita, a Jordânia, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein durante um boicote de anos a Doha por parte dos países, no meio de uma disputa política de anos que terminou em 2021.

O desenvolvimento de domingo lembrou imediatamente o encerramento da Al Jazeera no Egipto após a tomada militar do país em 2013, após protestos em massa contra o presidente Mohammed Morsi, membro do grupo islâmico Irmandade Muçulmana. O canal cobriu ao vivo muitos dos protestos da Irmandade, para raiva do governo militar do Egito. Na altura, as forças de segurança egípcias invadiram um hotel de luxo onde o canal operava, prendendo os seus correspondentes.

O australiano Peter Greste, o egípcio-canadense Mohamed Fahmy e o produtor egípcio Baher Mohamed receberam sentenças de 10 anos de prisão, mas foram posteriormente libertados em 2015, em meio a críticas internacionais generalizadas.

O Egipto considera a Irmandade um grupo terrorista e acusou tanto o Qatar como a Al Jazeera de apoiá-la.

Source link

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button